terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Felicidade... O que seá eonde estará...

Hoje quis fechar a porta as matérias, aos trabalhos e a tudo o que me fez desejar férias e tranquilidade… Quis abrir a janela da minha alma e deixar divagar os pensamentos que em mim habitam…
Respiro fundo e mergulho bem no fundo do meu ser, provoco uma revolução dentro de mim e faço o turbilhão de emoções percorrer todas as minhas veias, ponho-me a prova perante o mundo, perante pessoas, sentimentos e perante mim própria.
Bem presente está a ideia de que ao longo da minha vida tenho metas a atingir, ainda mais presentes estão os objectivos específicos a curto prazo para ir conquistando e chegar finalmente a meta que qualquer ser humano pretende atingir, a felicidade.
Ao se pronunciar a palavra felicidade, apercebemo-nos do quanto simples é fazê-lo mas muitas das vezes não temos a noção do quanto complexo este termo pode ser nas nossas vidas. Por vezes pergunto-me se a felicidade existe mesmo, ou se existem momentos que apenas nos fazem felizes de vez em quando…
A felicidade é bem mais que bons momentos de gargalhadas e vai muito mais além de grandes aventuras para mais tarde recordar… O verdadeiro sentido da felicidade, talvez seja ser-se criança e ter uma infância entre o mundo das bonecas e os carrinhos, entre educação e ternurentos momentos facultados pelos pais. Talvez o verdadeiro sentido da felicidade esteja em ser-se adolescente e entrar na realidade do mundo que nos rodeia com vontade de melhorar e fazer algo por nós e pelos outros, O verdadeiro sentido da felicidade poderá também ser tornarmo-nos adultos com um objectivo profissional para levar para a frente, termos ao nosso lado um porto seguro onde atracar e que nunca nos vai deixar naufragar o resto da vida. Poderá também o sentido da felicidade estar em ser-se frágil depois de vários anos de labuta e ter a companhia e amor daqueles que ao longo da vida foram sempre a razão de tanto esforço e dedicação.
Talvez a felicidade seja tudo isto, viver o percurso da vida aproveitando cada momento sem o deixar fugir e viver cada minuto com a intensidade de poder ser o último. Poderá estar o segredo da felicidade no acordar para mais um dia, no respirar da nossa alegria, no levantar depois da queda, no sorrir com o passar das lágrimas, no brilhar do sol mesmo em dias de tempestade ou até mesmo no colorir da nossa vida depois de nos terem deixado no escuro…
A felicidade bate, bate dentro de nós como uma força imensa que nos faz querer complementar a nossa vida com carinho, ternura, amizade, amor, tudo o que se sente bem no nosso peito a palpitar e que tanto se quer dar como receber…
E o fundamental de tudo isto, o ser humano… Porque tudo isto só é possível se existirem pessoas na nossa vida que nos façam sentir a razão de viver, que nos mostrem que por mais que nos queiram fazer sentir diferentes é esta diferença que nos torna tão especiais e humanos, pessoas que nos valorizam tal e qual como somos, que se lembram sempre de nós e não apenas quando a vida aperta, enfim, pessoas que merecem toda a nossa alma porque estão sempre lá e nunca nos deixam sozinhos.
Ser-se feliz não é fácil, mas todo o difícil se pode tornar fácil quando se quer muito e quando cada um de nós faz dos medos as próprias vitórias…

1 comentário: