terça-feira, 20 de abril de 2010

A minha vida é um barco...

Curso de Psicologia:
Tudo indicava para uma aula de Aconselhamento Psicológico normal…
E foi, mas com um lado prático em que a professora dava o início de uma frase e nós tínhamos que em quinze minutos dar continuidade a essa frase pondo em prática a nossa veia literária…
O começo foi: “A minha vida é um barco…”
E no tempo previsto desenvolvi então o seguinte texto:

A minha vida é um barco, nele, navego todos os dias. Umas vezes fico a deriva e sinto-me a naufragar, outras atraco em porto seguro e procuro repousar.
Nas ondas da minha vida, navego com agitação deixando-me levar pela fúria da sua força a bater na areia branca da praia e desfaço-me em espuma.
Nesse barco da minha vida, baloiço e baloiço ao sabor do vento quando este sopra e me empurra para um destino sem rumo. Mas quando este não sopra, tenho de usar as minhas forças para o fazer navegar e alcançar a felicidade que tanto procuro e anseio.
No barco que é a minha vida, percebo que sabe bem deixar-me ir ao sabor do vento mas sabe ainda melhor sentir que é o meu interior a fazê-lo navegar com a força do meu coração que em conjunto com os remos me fazem mover com a corrente.
E assim navego navegando neste barco que é a minha vida.

No início, parece não passar de um “jogo” mas rapidamente percebi que fazia todo o sentido… Percebi que realmente se pode fazer uma analogia entre a nossa vida e um barco…
Tal como os barcos, a nossa vida navega entre bons e maus momentos, a nossa vida pode naufragar ou atracar em porto seguro, tal como um barco baloiçamos ao sabor do vento sofrendo por vezes a agitação do dia-a-dia e tal como um barco também afundar em dias de tempestade.
Nada é em vão, assim como esta analogia não o foi e deu que pensar…

Sem comentários:

Enviar um comentário